Nem sempre estou atenta, ou pelo menos "muito" atenta a anúncios publicitários, mas confesso que ultimamente me tenho questionado sobre os consequências dos papéis de género construídos e veiculados pelos meios de comunicação social, seus efeitos na auto-percepção do corpo, da imagem, nas escolhas dos consumos diversos e, logo, também a repercussão disto na relação do eu com o outro. Vi, quarta-feira passada este spot publicitário que acaba de ser lançado para o mercado, e que para além de se dirigir essencialmente a uma população feminina, constrói uma imagem simbólica colada a essa intenção, que funciona assim talvez como a idealização da mulher pela marca Yves Saint Laurent, como também demonstra as representações culturais mais vastas que atribuem à mulher uma série de características e elementos que funcionam no seu todo pela enfâse em fragmentos particulares. Interessante ver a desfragmentação do corpo e da imagem neste anúncio em elementos tradicionalmente tomados como atributos culturalmente definidos como "femininos": reparem na edição e na montagem particular deste pequeno filme publicitário: evidência e planos fechados nos saltos altos,no cabelo longo, nos lábios, nos olhos realçados pelo eye-liner. Elementos de definição da condição feminina até muito tradicionais. Encontrei dois textos bastante interessantes que tentam descortinar a relação complexa entre publicidade e construção de papéis femininos, num deles o autor defende precisamente que sob elementos que parecem certamente muito emancipatórios no desenho da identidade feminina dos anúncios ( também muito presente neste) existe um conservadorismo latente e que se reproduz muito pelas ideologias e linguagens simbólicas da actualidade... precisamente sob o lema e na pose da emancipação se constroem identidades femininas que afinal de reivindicativas da sua condição anterior nada têm...e digo isto com todos os feminismos e outros "...ismos" à parte. Por curiosidade gostaria muito de saber que traços de personalidade é que vocês atribuiriam à "personagem" deste spot.
Os textos são : "A mulher, o corpo e o silêncio: a identidade feminina nos anúncios publicitários" e " Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa". Espero que eles sejam úteis para quem queira desenvolver o seu trabalho nesta temática.
blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP
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1 comentário:
Intessante.
Existem muita análises dessas dimensões subliminares, por exemplo os homens raramente aparecerem em fotografias em situações deitadas....ou as mulheres raramente aparecerem a segurar objectos ...porque o segurar é visto como activo=masculino. è um tema interessante para explorar.
Parabésn tb por seres a primeira a pôr mensagens.
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