blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O domínio das Imagens

Um dos problemas dos computadores hoje em dia é a hiper-utilização de imagens nos programas informáticos, e na interacção com os utilizadores. Além de imagens desnecessárias nos sites Web, que apenas servem para gastar largura de banda, temos na interface com o utilizador um sem número de ícones gráficos que apenas são amigáveis para quem já conhece o seu significado. Assim, a aparência visual adquire uma importância maior do que a funcionalidade e a qualidade do programa em si.
Esta distorção é alimentada pela ideia (falsa) de que uma "gramática visual" tem uma compreensão mais simples do que uma "gramática escrita". Deste modo, os utilizadores são bombardeados com imagens e símbolos que em vez de servirem de metáforas adequadas ao funcionamento de um computador, são apenas uma decoração superficial [Stephenson]

4 comentários:

Marcelleee disse...

Realmente hoje a Internet se utiliza de muitos meios para chamar a atenção dos telespectadores, uma das formas mais baratas de persuadir a pessoa,e que só a imagem "fala por si",e isso vem da publicidade que hoje ri das propagandas eleitorais etc e tal sorte deles que ganham dinheiro as custas de uma população consumista.To te seguindo . :)

Mentes Alertas disse...

Parabéns pelo seu Blog.
Suas postagens são bem fundamentadas e interessantes.
Abraços
Raniery
http://mentesatentas.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

Gostaria de saber se vocês sabem de alguma pesquisa sobre psicologia e redes sociais, meu email para contato:
Luanapiagem@hotmail.com
Dese já agradeço

O homem e a mente disse...

Isso tem a ver com o facto da imagem ter 2 linguagens, não é tão somente uma questão do visual, mas de uma associação entre imagem,visão,acção. Uma imagem, com as suas cores tem mais frequências que texto, logo desperta mais atenção.