blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O domínio das Imagens

Um dos problemas dos computadores hoje em dia é a hiper-utilização de imagens nos programas informáticos, e na interacção com os utilizadores. Além de imagens desnecessárias nos sites Web, que apenas servem para gastar largura de banda, temos na interface com o utilizador um sem número de ícones gráficos que apenas são amigáveis para quem já conhece o seu significado. Assim, a aparência visual adquire uma importância maior do que a funcionalidade e a qualidade do programa em si.
Esta distorção é alimentada pela ideia (falsa) de que uma "gramática visual" tem uma compreensão mais simples do que uma "gramática escrita". Deste modo, os utilizadores são bombardeados com imagens e símbolos que em vez de servirem de metáforas adequadas ao funcionamento de um computador, são apenas uma decoração superficial [Stephenson]

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mulheres, Sexo e Internet

Segundo a pesquisa de Harris Interactive (2009) "A importância da internet na época atual", as mulheres preferem a internet do que o sexo. Das mulheres entre 35 e 42 anos, 52% preferem ficar sem sexo por duas semanas do que ficarem sem internet durante o mesmo período, entre as mulheres de 18 a 34 anos o percentual foi um pouco menor, porém significante, quase metade delas, 49%.
Essa pesquisa foi realizada no Estados Unidos a pedido da Intel, com 2119 de adultos, entre os dias 18 e 19 de novembro.
Para maiores informações segue o link:
http://www.pcmag.uol.com.br/conteudo.php?idb=784

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010