blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

os transgêneros

Transgênero é um termo abrangente que inclui qualquer pessoa que expressa as suas caracteristicas de gênero (identidade e papel) de uma forma que não corresponde às caracteristicas comunmente associadas ao sexo biológico desta pessoa. Transgênero não é uma orientação sexual.
Transexual é um termo médico que descreve pessoas cuja identidade de gênero e sexo biológico não combinam e que, frequentemente, procuram tratamento médico com o objectivo de alinhar o seu sexo biológico e a sua identidade de gênero.

1 comentário:

Humberto Maranduva disse...

Pessoalmente, interrogo-me se o conceito de orientação sexual fará sentido. A dúvida coloca-se-me, na medida em que existem dois fenómenos ligados à libido: o instinto, que é fixo e rígido, e o desejo que é errante. Mutatis mutandis, na minha modesta opinião, o que se passa aquando da escolha objectal prende-se com a maturidade dos afectos (instinto e desejo maturados) ou com a dificuldade daquela escolha se efectivar. Neste segundo caso observa-se uma fixação narcisista primária (o auto-erotismo Freudiano), que impede a objectivação do objecto externo de eleição.