blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Violência entre os jovens

Jovens violentos

A violência dos jovens compreende-se a partir da biografia do sujeito em discussão. A violência, na maior parte das vezes resulta de uma educação violenta; essas crianças são negligenciadas, abusadas ou maltratadas e sofrem punições disciplinares humilhantes e/ou violentas. Esta situação vai causar na vida desses jovens uma constante raiva, frustração e leva-os mesmo a cometer actos de delinquência.

Bullying

Entende-se por bullying todos os actos de violência física e psicológica, frequentemente praticados por um grupo de indivíduos, têm como principal objectivo intimidar ou agredir outro indivíduo.
Existem dois tipos de bullying, o directo e o indirecto; sendo o directo o mais comum e normalmente mais praticado pelo sexo masculino direccionado para a violência física, quanto ao indirecto é frequentemente praticado pelo sexo feminino e exerce-se mais a nível psicológico.
Estes actos discriminatórios podem provocar nas vítimas uma atitude de revolta, e consequentemente tornam-se eles próprios agressor. Cometem mesmo actos impensados e de graves consequências, nomeadamente, massacres nas escolas com o objectivo de se vingarem e de “descarregarem” a sua raiva. Podemos tomar como exemplo o massacre no Instituto Columbine nos Estados Unidos da América, em que dois jovens com idades entre os 17 e os 18 anos assassinaram treze pessoas, no dia 20 de Abril de 1999.

http://www.youtube.com/watch?v=0StFEhsfRP0

Andreia Costa, Clãudia Pinho, Gabriela Teixeira e Joana Amorim

Sem comentários: