blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

sábado, 22 de dezembro de 2007

Identidade de Género - Transexualidade


Transamérica é a história de um transexual masculino chamado Bree que, uma semana antes de fazer a cirurgia definitiva para mudar de sexo, descobre ter um filho de 17 que precisa de ajuda. A sua psicóloga proíbe que ela se submeta à cirurgia sem resolver esse asssunto, por isso Bree viaja até Nova Iorque para encontrar o filho. Num autêntico road movie, Bree e o filho iniciam a viagem de volta para São Francisco e, no caminho, muita coisa acontece.
O filme Transamérica remete para um tema abordado nas aulas de Psicologia Social: a Identidade de Género.
A transexualidade é um dos distúrbios da identidade de género e que gera bastante polémica, discriminação e criação de estereótipos relativamente aos transgéneros.
A transexualidade existe quando um indivíduo não se identifica com o seu sexo biológico; não é uma orientação sexual, mas sim uma questão de identidade de género. O indivíduo não sente pertencer ao sexo que lhe foi atribuído.
Este filme retrata a vida de um transexual e das dificuldades sentidas por ele, dos processos pelos quais os transgéneros passam para afirmar a sua verdadeira identidade e os preconceitos da sociedade relativamente a eles.
Esta é uma questão que suscita vários problemas, nomeadamente a desintegração destes indivíduos na sociedade, o que os leva a manifestarem em apelo dos seus direitos como indivíduos.

Sem comentários: