blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

identidade feminina

No contexto dos temas dos trabalhos indicados, consideramos interessante mostrar como esta se forma....
O conceito de identidade é muito complexo e alvo de várias discussões ao longo dos anos, pois tem-se verificado alterações extremas das categorias com que a mulher se identifica.
As mudanças ocorridas na sociedade como por exemplo, os movimentos feministas, as revoluções políticas e económicas contribuíram para que o papel que a mulher desempenha na sociedade fosse completamente modificado. Antigamente via-se a mulher como a dona-de-casa,que cuida dos filhos, submissa ao marido mantendo-lhe respeito e lutando pela felicidade da família esquecendo por vezes a sua própria felicidade.
Hoje em dia, a mulher é o oposto, vive para ser independente, procurando conjugar uma carreira profissional cada vez mais qualificada com a vida familiar. contudo, a mulher "moderna" não sente esta tarefa como uma obrigação e algo que está predestinada a fazer, desta forma, exige ser socialmente reconhecida e valorizada pelo esforço que faz. É uma mulher mais ousada e auto-confiante procurando a sua própria felicidade.
Todavia ainda hoje se verifica que a mulher ainda procura a sua afirmação sobretudo pela diferenciação ao homem que muitas vezes ainda a discrimina.
Apesar disso, para a emancipação da mulher muito contribuo a globalização e abertura a novas culturas e todos os seus movimentos de afiafirmação.
Afinal de contas a mulher é tanto ou mais que o homem!!!!!!!

2 comentários:

fabricio e neide disse...

este artigo é tendencioso. nao se pode considerar que um sexo seja superior ao outro até porque é contra nossa constituição brasileira.

Bárbara Tales disse...

Pelo que entendi, sempre foi dada a mulher o papel de supordinação. O que seria isso? A de obedecer o outro mas precisaria mente ao homem. Assim a identidade feminina foi fixada na premissa da religião que afirmava que a mulher tinha sido criada a completar o homem. Assim, a mulher séria a supordinada e o homem o dominador, dessa forma, através de momentos como os movimentos feministas a identidade feminina se transforma, visto que, a mulher passa a se conhecer, a lutar pelos seus direitos e a mudar os papéis dados a ela.