A adolescência é um período de rápidas alterações físicas, emocionais, sócio-culturais e cognitivas.
Tendo como tarefa por excelência a construção da sua identidade o adolescente preocupa-se com a definição de si próprio e com o seu papel no mundo, explorando novos caminhos e estabelecendo novas relações com os seus pais, outros adultos e os seus pares.
De acordo com a teoria psicossocial de Erikson, a tarefa mais importante da adolescência é a construção da sua Identidade é considerada um espécie de passo crucial na transformação do adolescente em adulto produtivo e maduro.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica na definição de quem é pessoa, quais os seus valores e quais as direcções que deseja tomar ao longo da vida.
A formação da identidade recebe a influência de fautores, intra pessoais (as capacidades inatas do indivíduo e características adquiridas da personalidade), de factores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de factores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto comunitários).
No caminho da autonomia, liberdade e responsabilidade o percurso do adolescente caracteriza-se por constantes avanços, recuos bem como pela vivência de sentimentos contraditórios: do desafio e motivação à insegurança ou desânimo, do conformismo à rebeldia, do sentido do dever ao desejo do prazer.
blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário