blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Durante uma das minhas pesquisas, descobri um estudo impressionante sobre a taxa de criminalidade nas favelas do Brasil, em que o objectivo era determinar os índices de criminalidade em função da "raça"("brancos", "mestiços" e "negros"citando o estudo).Devo dizer que fiquei, de certa forma incrédula face aos critérios do estudo, se não mesmo "chocada" pela ausência de outros factores, nomeadamente sociais que podem condicionar a taxa de criminalidade.No meu ponto de vista, os resultados do estudo eram perfeitamente previsíveis e portanto irrelevantes no aspecto analítico conclusivo.Se pensarmos num possível estudo em que se determinaria os índices de oferta de emprego em função da"raça", os resultados provávelmente nos dariam a justificação dos resultados do primeiro.

3 comentários:

Cristina disse...

oferta de emprego em função da"raça" - no Brasil, isso seria impensável! Desde os primórdios que as "raças" se misturam e dão origem a outras "raças"; o saudável convívio depende, na minha opinião, de outras diferenças: de salários ou falta deles!

Lídia Monteiro disse...

A minha admiração ao me confrontar com este estudo foi a de:em primeiro lugar saber que "raça" não existe(a não ser na mente humana,que em determinada época decidiu catalogar espécies de humanos!)em segundo lugar acho curioso,embora seja comum,que tenha a ilusão de que no Brasil não existe descriminação racial,apenas porque as "raças" estão misturadas(?)!se pensarmos por aí então não haveria descriminação racial em parte alguma do Mundo!

carla filipe disse...

voçes esquecem que até há bem pouco tempo no BI vinha descriminada "raça"??
Nasci e vivi em Angola até 1983 e apesar da "mistura racial" sempre houve e infelismente sempre haverá descriminação racial. Acontece comigo quando mostro uma foto de meu pai (mestiço) niguém acredita!Tão somente porque eu sou clarinha e com olhos azuis, inclusivé já ouvi comentários do género "é impossivel" ou então "ainda bem que saiste a tua mãe"....