blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

99% já usavam Internet antes dos Magalhães

Noventa e nove por cento das crianças ja usava internet mesmo antes de começar a entrega dos computadores Magalhães, revela um estudo. O trabalho de investigação "Crianças e Internet:usos e representações, a família e a escola", que começou no ano passado, ainda não está concluído, mas já é possível conhecer alguns resultados do inquérito feito junto de três mil alunos entre os 10 e os 15 anos de 150 turmas do ensino público e privado. Em declarações aos jornalistas, a coordenadora do projecto do Instituto de Ciências Sociais, Ana Nunes de Almeida, lembrou que quando a recolha de informação foi feita( entre Abril e Junho do ano passado) ainda não tinha começado a entregados computadores Magalhães, que arrancou no início de ano lectivo de 2008. No entanto, "99 por cento das crianças já usava a Internet com alguma regularidade" e nove em cada dez crianças tinha um computador em casa. Um pouco mais baixa é a percentagem de alunos que tinha acesso à Internet em casa: 78,7 por cento. "O que nos espantou foi que um quarto das crianças afirmou que nunca tinha usado a Net na escola", lembrou a socióloga, na Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que financia este projecto. Para a investigadora, o facto de 22,3 por cento dos alunos nunca ter usado Internet na escola é sinónimo de que " as TIC(Tecnologias de Informação e Comunicação) ainda não vieram transformar a maneira de aprender na sala de aula". O trabalho agora apresentado sobre usos da Internet quis estudar os dois cenários em que as crianças se movimentam - a escola e a casa - e concluiu que actualmente "a esmagadora maioria das famílias da amostra são famílias tecnológicas", uma vez que os lares estão equipados com leitores de DVD e de MP3, consolas de jogos, telemóveis e computadores. A posse de computadores e acesso à Internet em casa aumenta consoante a escolaridade dos pais também aumenta. Nas casas onde os pais tinham apenas a escolaridade elementar 80 por cento tinha computador, mas só 51,4 por cento tinha acesso à Internet, já nos lares de pais com ensino superior 94,8 tinham Internet e 97, 5 computador. Ana Nunes de Almeida é a comissária da Conferência Internacional que se realiza na próxima semana na Fundação Caloustre Gulbenkian sobre "Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital". O encontro conta com especialistas mundiais netas áreas.

1 comentário:

Miguel Saldanha disse...

Sen dúvida que a era digital veio revolucionar todo o tipo de acções diárias ao ser humano, desde comunicar, lazer, cultura, conhecimento. Tudo se revolucionou, fazendo uma retrospectiva, no passado a tecnologia era primitiva ou inexistente. Actualmente, cada acção diária, tem forte componente e presença tecnológica. A tecnologia facilita e propencia um melhor nível de vivências às pessoas.
A tecnologia está em constante evolução, será que vai estagnar algum dia? ou irá continuar a evoluir?
Penso que a resposta é óbvia, a progressão tecnológica só terminará quando a humanidade desaparecer.
Mas, esta evolução também poderá acarretar factores menos positivos, como a tecnologia ser disponibilizada precocemente a crianças. Isto poderá trazer falta de empenho e motivação escolar, podem tornar-se mais violentos (derivado de jogos, programas de tv e filmes aquando desacompanhados por um adulto), problemas de saúde (demasiadas horas no computador, mp3 com o volume muito elevado, etc).
A força evolutiva da tecnologia é imensa dado o Homem ser um ser insaciável por natureza.
Enquanto houver Homem haverá constante evolução.