blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O crescimento das redes sociais e dos sites de partilha

Queria partilhar com vocês dois materiais. Em primeiro lugar, uma breve notícia nacional, relativa ás redes sociais. Em segundo lugar, um vídeo que penso que todos acharão de grande interesse e que levanta inúmeras questões.

De acordo com informações do Diário Económico, aceder a comunidades virtuais já faz parte do quotidiano de 1,3 milhões de portugueses. Os sites de comunidades/redes virtuais a que as pessoas mais acedem são: o Hi5, com 15.9% desses indivíduos, seguido do Facebook com 2.6% e MySpace com 1.4%. No contexto das grandes empresas, é notada uma cada vez maior incersão, adesão e participação das redes virtuais, como é o caso do Facebook ou o Twitter.

Mostro agora um vídeo que se intitula 'Social Media Revolution' e que apresenta um conjunto de dados interessantes no contexto da internet.

Eis algumas informações lá mencionadas:

- Em 2010, 96% da geração Y estará ligada a uma rede social;

- O social media roubou à pornografia o 1º lugar no top de actividades na web;

- 1 em cada 8 casais dos EUA que se casaram ano passado, conheceram-se via redes sociais;

- O Facebook atingiu os 100 milhões de utilizadores em menos de 9 meses;

- Se o Facebook fosse um país, seria o 4º mais populoso do mundo.


Este vídeo fornece um óptimo ponto de partida para a discussão de várias temáticas enquadradas nesta disciplina. Tentar perceber qual a real influência deste mundo virtual no processo de construção da identidade, bem como na representação de papéis por parte dos indivíduos. Por outro lado, compreender a grande carga simbólica presente no mundo online e as suas influências na forma como agimos. São duas de várias questões que se podem colocar a partir do visionamento deste vídeo, e de aplicação directa aos conteúdos da cadeira de Psicologia Social.


Pdf da notícia do Diário Económico: http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=9207

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8

Sem comentários: