Queria partilhar com vocês dois materiais. Em primeiro lugar, uma breve notícia nacional, relativa ás redes sociais. Em segundo lugar, um vídeo que penso que todos acharão de grande interesse e que levanta inúmeras questões.
De acordo com informações do Diário Económico, aceder a comunidades virtuais já faz parte do quotidiano de 1,3 milhões de portugueses. Os sites de comunidades/redes virtuais a que as pessoas mais acedem são: o Hi5, com 15.9% desses indivíduos, seguido do Facebook com 2.6% e MySpace com 1.4%. No contexto das grandes empresas, é notada uma cada vez maior incersão, adesão e participação das redes virtuais, como é o caso do Facebook ou o Twitter.
Mostro agora um vídeo que se intitula 'Social Media Revolution' e que apresenta um conjunto de dados interessantes no contexto da internet.
Eis algumas informações lá mencionadas:
- Em 2010, 96% da geração Y estará ligada a uma rede social;
- O social media roubou à pornografia o 1º lugar no top de actividades na web;
- 1 em cada 8 casais dos EUA que se casaram ano passado, conheceram-se via redes sociais;
- O Facebook atingiu os 100 milhões de utilizadores em menos de 9 meses;
- Se o Facebook fosse um país, seria o 4º mais populoso do mundo.
Este vídeo fornece um óptimo ponto de partida para a discussão de várias temáticas enquadradas nesta disciplina. Tentar perceber qual a real influência deste mundo virtual no processo de construção da identidade, bem como na representação de papéis por parte dos indivíduos. Por outro lado, compreender a grande carga simbólica presente no mundo online e as suas influências na forma como agimos. São duas de várias questões que se podem colocar a partir do visionamento deste vídeo, e de aplicação directa aos conteúdos da cadeira de Psicologia Social.
Pdf da notícia do Diário Económico: http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=9207
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8
Sem comentários:
Enviar um comentário