blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CULTURA DA (DESA)PROXIMIDADE

O vocábulo proxémica (proxemics, na língua inglesa) foi criado pelo antropólogo Edward T. Hall, no ano de 1963, com o objectivo de descrever o espaço pessoal dos indivíduos num meio social. Este espaço pessoal foi definido com “o conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico”. Esta abordagem pretende descrever as distâncias entre as pessoas, consoante as suas interacções. As distâncias e as posturas estabelecidas não são intencionais mas são resultado do processo da aculturação.
Edward Hall relacionou a distância social entre os indivíduos e a distância física. Neste sentido identificou quatro tipologias de distâncias, a saber, a distância intima que envolve contacto físico entre os corpos e que na maior parte das culturas não é permitida em público; a distância pessoal que consiste na interacção com os amigos; a distância social que se refere ao intercâmbio comunicativo entre conhecidos e que por isso não se tocam e, finalmente, a distância pública que se utiliza para falar em público, por exemplo, numa palestra.
Segundo ao autor, as diferentes culturas mantêm padrões de espaço pessoal diferentes, estas distâncias pessoais também podem variar em função da situação social, do género e de preferência individuais.
A comunicação proxémica estuda o jogo das distâncias e proximidades que se estabelecem entre as pessoas e o espaço. Revelam-se de particular importância, nesta perspectiva, a distância espacial entre os comunicantes, a orientação do corpo e do rosto, a forma como se tocam ou se evitam e como posicionam os objectos permitindo assim captar-se mensagens latentes.

3 comentários:

José Fernandes disse...

É muito interessante o seu post, Maria Vieira, e diz-nos quase tudo o que é preciso saber sobre a Proxémica do ET Hall, mas e onde fica a proxémica na rádio, na TV, na Net, web...?
Este é o tema do meu doutoramento e gostaria de trocar algumas ideias sobre o assunto.

Maria Vieira disse...

A proxémia fica na essência da Humnidade a que todos nós pertencemos.

José Fernandes disse...

Sim, mas na Teleproxémica de René Berger onde se dilui a nossa humanidade, onde se desagrega e agrega?