blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Internet: linguagem interactiva e persuasiva

Grande parte dos avanços tecnológicos está no processo evolutivo da comunicação, conduzindo-se para uma maior democratização do saber e da informação.
A comunicação virtual introduz um conceito de descentralização da informação e do poder de comunicar. Todo computador, conectado à Internet, possui a capacidade de transmitir palavras, imagens e sons. Não se limita apenas aos donos de jornais e emissoras; qualquer pessoa pode construir um site na Internet, sobre qualquer assunto e
propagá-lo de maneira simples; daí o professor alertar que, na contemporaneidade, os produtores são os próprios utilizadores, ao contrário do que se verificava, em que tínhamos produtores e utilizadores.
Portanto, podemos considerar a existência de 3modelos. O primeiro modelo, o tipo ‘Um e Todos’, é representado pelos modernos meios de comunicação de massa, tendo um centro emissor e uma multiplicidade de receptores, no qual a mensagem é divulgada em um único sentido, sem interactividade entre as partes. O segundo dispositivo é o tipo ‘Um e Um’ que, embora proporcione uma interacção perfeita entre as partes, não possui a emergência do colectivo na transmissão da informação, como no caso do telefone. O espaço cibernético introduz o terceiro dispositivo, o ‘Todos e Todos’, no qual não há distinção entre emissores e receptores, pois todas as partes em contacto podem ocupar, concomitantemente, as duas posições, estabelecendo um novo tipo de interacção. Pode-se dizer que a Internet é um meio de comunicação que se enquadra no dispositivo “Todos e Todos”. Ela proporciona a interacção entre locutor e interlocutor, uma vez que, na rede, qualquer elemento adquire a possibilidade de interacção, havendo interconexões entre pessoas dos mais diferentes lugares do planeta, facilitando, portanto, o contacto entre elas, assim como a busca por opiniões e ideias convergentes.

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