blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A emergência das Comunidades virtuais

"A Internet está revolucionando a comunicação humana. Com ela abrem-se novas formas de intercâmbio de informações, de forma interactiva, assíncrona e síncrona, com significante intimidade mesmo que sem proximidade física. Sendo assim, além do correio electrónico, a Internet abre canais de diálogo que permitem a conversa simultânea de pessoas. Os serviços de BBS (conferências electrónicas) e chat, verdadeiros pontos on-line, que têm contribuindo para a formação de comunidades virtuais.” 

Até que ponto, é que as comunidades virtuais influenciam as comunidades reais?

 Será que estas novas comunidades podem aniquilar as interacçõees reais?

De que modo, é que estas novas comunidades que emergem no ciberespaço, alteram a identidade dos indivíduos?


3 comentários:

José Duarte disse...

A revolução pela qual a condição humana está a ser perspassada reflecte-se não só pela capacidade, que a internet possui de tornar a comunicação como uma torrente de informação, ultrapassando assim a morosidade dos anteriores instrumentos de comunicação, mas, e por outro lado o pôr em causa a interacção real, bem como descredibilização e a banalização das interacções reais.

Este fenómeno de banalização poderá não ser imputado directamente às possibilidades instantanêas e simultâneas que a comunicação virtual proporciona, mas à forma como esta poderosa arma de comunicação é usada.

A reinvenções de identidade que as comunidades virtuais possibilitam devem incitar não só à aproximação real entre os individuos, mas, e principalmente, ao culminar do individuo em si enquanto ser socializado e intrínseco nessa mesma socialização.

SoraiaSous'a* disse...

As comunidades virtuais quando regidas a um ponto elevado, quando realizam propostas intrinsecas de acção permanente na vida quotidiana de outrems, esse hábito absorvido neste campo virtual, acabará por afectar o individuo enquanto pessoa, na medida em que estes hábitos se determinam sobre o foro psicológico do individuo, trazendo assim influências/vivências virtuais para a vida real do individuo.

Mas, contudo, tudo dependerá de, como o duarte referio, do modo como estas novas comunidades usaram esta potencialidade da internet que lhes é apresentada.

Muitas vezes ainda, estas comunidades permitem a alteração da identidade dos individuos na medida em que estas podem proporcionar a ocorrencia de actos diferentes dos habituais em nós, levando-nos para um campo desconhecido, como um labirinto que mais tarde aparecerá como uma nova identidade formada, boa ou má dependendo das comunidades apresentadas. A comunidade torna-se assim uma influência social sobre o individuo.

Filipa Cavadas disse...

O Mundo ao longo da sua evolução foi conhecendo novas mudanças que me uma maneira ou outra foram moldando-o e consequentemente afectando a sua população. A Internet, assim como as redes sociais estabelecidas na mesma foram ganhando cada vez mais ênfase na vida dos indivíduos, contribuindo intensivamente para a formação das suas identidades. Com a interacção social ao nível da Internet, dos chats entre outros, as próprias comunidades virtuais que se criam vão paulatinamente influenciando a vida em sociedade, o processo de socialização e por sua vez as próprias comunidades virtuais.
Quando a dado momento perguntas se as comunidades virtuais podem aniquilar as comunidades reais, eu penso que não! Não são contrarias e muito menos se aniquilam, apenas se complementam e substituem em determinados momentos do processo de socialização e construção da identidade, visto que a Internet e todas as suas potencialidades facilitam o contacto entre os indivíduos e as suas interacções sociais.
assim, concluo enfatizando o carácter positivo da Internet, dado que sem esta, não estaríamos aqui todos a trocar impressões e muito menos nos seria tão fácil comunicarmos entre nós! :)