blogue da disciplina de Psicologia Social da FLUP

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mãos à obra! Limpar Portugal




Similarmente ao projecto impulsionado na Estónia no ano transacto de 2008 - com grande sucesso - Portugal, reúne a 20 de março de 2010 o maior número de voluntário possíveis para limpar Portugal. Limpando grandes àreas dos conhecidos "espaços verdes" e não só, que devido, ou uma educação discutivel ou uma grande falta de cidadina, se tornaram em lixeiras no sentido mais lato da palavra.
O sucesso exemplar da Estónia traz-nos o facto de em apenas 5 horas todo o território "manchado" com o lixo de uns e outros ditos (in)civilizados foi literalmente varrido. Em Portugal pretende-se o mesmo, a iniciativa passa por identificar o locais onde se concentram grande camadas de resíduos pelos concelhos e distritos do país, e dinamizando os individuos nesta comunidade virtual, mobilizá-los a pôr "mãos à obra".

Esta iniciativa demonstra as potencialidades da Internet, nomeadamente forúns, que para além de reunir um camada consideravél de pessoas que se vão associando, permite a troca e discussão de ideias, bem como a socialização de quem detém, neste caso, o mesmo objectivo.

Icentivo todos os leitores a registarem-se e verificando se a iniciativa já complementa os respectivos concelhos; adiram e num lampejo de - muito mais que patriotismo - cidadania, participem!


Fica aqui o link do projecto:

www.limparportugal.org

Nesse sitio receberão todas as instruções para ingressarem neste objectivo.

Muito mais que Limpar, no sentido literal, há que limpar, sim, as mentalidades e costumes.

2 comentários:

Luis Vasconcelos disse...

Penso que este projecto demonstra a enorme potencialidade das comunidades virtuais, pois leva o foco da população em geral para temas como o meio ambiente. Levando estas a sentirem-se entegradas e relevantes para o projecto devido a poderem dar o seu contributo, assim como participarem.
São iniciativas como estas que mostram de que maneira as comunidades virtuais podem criar um projecto para o melhoramento do mundo real.

Luís Vasconcelos

Francisca Mesquita disse...

Este não é um projecto novo para mim, visto que eu, e em conjunto com a juventude partidaria à qual pertenço, temos andado a trabalhar nele à bastante tempo. A internet sem dúvida que foi e continua a ser a maior ajuda neste tipo de iniciativas. Um projecto criado e mobilizado essencialmente através da internet, cá estão presentes as comunidades virtuais que tanto abordamos ultimamente. Espero que este projecto mobilize a maioria da população do nosso país e a 20 de Março esperamos a participação de todos, é um projecto que vale a pena e para verem que sim, basta consultarem o link.
Só depende de nós.

"Muito mais que Limpar, no sentido literal, há que limpar, sim, as mentalidades e costumes."

Catarina Martins